segunda-feira, 2 de outubro de 2017

O desforço


Creio que o nosso espírito democrático ainda é uma criança e julgo também que uma boa parte dos nossos políticos reage, normalmente, após uma vitória ou derrota, ao nível chinelístico do futebol. É certo que eu não tenho grandes ilusões sobre as qualidades filosóficas dos portugueses, mas tenho sempre a expectativa de que, um dia, sejamos capazes de raciocinar sobre a realidade, com alguma, mínima, isenção. Provavelmente, já não será no meu tempo de vida, mas faço votos para que não demore muito a atingirmos a maturidade democrática. Assim, gostaria de não ter presenciado:

1. O independente que ganhou a Câmara do Porto, no momento de vitória, ter feito um discurso de desforço na melhor esteira cavaquista. Esperava-se outra elegância de um Tio tripeiro. Embora eu saiba  também que não há só Tios, no Sul... 

2. Que os clarividentes eleitores de Oeiras tenham dado razão à máxima: O crime compensa.

3. Depois de tanta fidelidade canina, o pafunço-mor não merecia a deserção dos rangéis, do bochechudo de barba por fazer do jornal Público, nem sequer a estocada final do Gand'a Nóia, na televisão. Embora seja normal os ratos deixarem o navio, antes deste se afundar por completo.


P. S. : Já agora, limpem-me os outdoors, antes que venha a chuva! Não justificam a memória futura!

4 comentários:

  1. Adoro o termo "pafunço-mor"!
    E deixe-me que lhe diga que bandeirolas e outdoors vão ficar até vir "a mulher da fava rica" (como dizia a minha mãe e eu nunca soube quem a dita fosse)!
    Boa tarde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu arriscaria pensar que a mulher da fava rica era a esposa do sebastião do nevoeiro, que nunca mais chegava..:-)
      Uma boa semana!

      Eliminar
  2. 1. A ambição do Rui Moreira é trocar a Foz por Belém.
    2. O Isaltino foi apenas eleito por muitos daqueles que falam contra os corruptos, no concelho onde há mais licenciados no país.
    Naquele concelho e com aqueles candidatos, as pessoas deviam ter votado massivamente em branco ou nulo.
    3. Como sempre. E não é só na política.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. 1. Talvez... Eu é que não darei para o peditório de um Cavaco II!
      2. Pelo menos, os gondomarenses têm ética. Valentim morreu na praia...
      3. Como dizia a fábula: ao leão moribundo, até o burro dá coices.

      Bom resto de semana!

      Eliminar