segunda-feira, 27 de novembro de 2017

Pinacoteca Pessoal 131


Pintor de entardeceres, ou melhor, de anoiteceres brumosos e paisagens de largos horizontes, o inglês Atkinson Grimshaw (1836-1893) privilegiava nos seus quadros a proximidade dos cais, ruas nevoentas e ribeirinhas, nimbadas por uma luz crepuscular que instala, em muitas das suas obras, uma sugestão de melancolia outonal.



Tendo iniciado a sua vida profissional como mero funcionário dos Caminhos de Ferro britânicos, na esteira tradicional do pai, cedo contrariou o seu progenitor, pela forte vocação que o arrastava para a Pintura, a que veio a dedicar-se, inteiramente, até à morte.



Influenciado, a princípio, pelos Pré-rafaelitas, de pronto ganhou voz própria e estilo marcante, em tema e cores, facilmente detectáveis nas suas telas muito originais. Como poderá notar-se pela primeira imagem do quadro (Cais de Liverpool), que pertence à Tate Gallery.



Algumas das suas paisagens parecem pressagiar, embora em tom mais discreto, algumas obras recentes de Hockney. O perfeccionismo da obra de Atkinson Grimshaw despertou a admiração de Van Gogh, que a ele se referiu na correspondência ao seu irmão Theo.

8 comentários:

  1. Não me lembro deste pintor; gostei bastante, principalmente da última pintura.
    Boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A obra dele é muito considerada, em Inglaterra, mas não se fala muito dele.
      Boa semana, também!

      Eliminar
  2. Não conhecia. Gostei muito, particularmente do 2º quadro (belo trabalho de luz).
    E vim a descobrir, há minutos, uma versão de Clair de Lune/Debussy, ilustrada com maravilhosas obras de John Atkinson, numa perfeita associação. (https://www.youtube.com/watch?v=OiVctCd_MXM). Obrigada.
    Um Bom Dia !

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Agradeço a sua indicação, porque também já lá fui..:-)
      E parece-me uma boa ilustração da música de Debussy. É um bom casamento!
      Curiosamente, eu prefiro a primeira tela. Até porque, no meu penúltimo dia em Londres, em Outubro passado, saindo de Inverness Terrace em direcção ao Hyde Park, cerca das 19h00, vi uma atmosfera e luz, idênticas.
      Uma boa semana, Maria Manuela!

      Eliminar
  3. Três quadros lindos. Bem gostava de ter um
    em minha casa. Podemos sempre ser surpreendidos
    por artistas que desconhecíamos. Boa noite.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também não me importava...
      Desde que vi o primeiro quadro de Grimshaw, na Tate, fiquei a gostar.
      Bom resto de semana!

      Eliminar