quinta-feira, 3 de maio de 2018

Valores


Já por aqui o referi, mas vou repeti-lo. As revistas literárias têm, normalmente, vida breve e, algumas, quando completas, são raras e caras, se as quisermos adquirir em alfarrabistas. Nem sempre, porém, têm qualidade literária, porque resultam de encomendas ocasionais a colaboradores fugazes, muitas vezes, em início de carreira, que enviam produções de última hora, guardando, talvez, outras obras, mais aprimoradas, para livros a publicar.
Será o caso desta revista Anteu de que se publicaram apenas 2 números (Fevereiro de 1954 e Maio desse mesmo ano), com contributos diversificados (prosa e poesia) de António Osório, Pedro Tamen, Rogério Fernandes, entre outros.



Por várias vezes e nos escaparates do meu alfarrabista de referência se me tinha deparado este número 2, da Anteu, a preço módico e convidativo. Mas como não sou grande fã da poesia de Edith Sitwell (1887-1964), mesmo que bem traduzida pelo professor universitário J. Monteiro Grilo (que, em poesia própria, usava o pseudónimo de Tomaz Kim), nunca me seduziu ou tentou a sua compra. Até que ontem, à falta de melhor, lá a trouxe para casa, comprada que foi por 6 euros.
Depois, e no aconchego doméstico, resolvi andar por esses andurriais abaixo, na Net, para saber a que preço a vendiam completa (os 2 números). E fiquei estupefacto com os preços com que me deparei. Que, aqui, deixo:

- Livraria Manuel Ferreira (Porto): 100 euros.
- Livraria Alfarrabista (Porto): 125 euros.
- Livraria in-libris (Porto): 185 euros.
- Livraria Frenesi (Lisboa), em 2007: 150 euros.

Comecei a pensar que não é só pelo aumento milionário das rendas que muitas livrarias fecham...

2 comentários:

  1. O que me parece é que o preço do livro antigo no geral baixou e certas coisas mais modernas atingem uns preços loucos. Mas isto de preços loucos em livros já tem bastantes anos.
    Bom dia!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tenho a mesma impressão que a MR. O preço dos livros antigos baixou, sobretudo em alfarrabistas que praticam preços justos - sei de alguns.
      Mas também ainda anda por aí muita especulação...
      Um bom dia, também.

      Eliminar